Flamengo e Uberlândia reeditam final do NBB 5






Flamengo e Uberlândia reeditam final do NBB 12/13 nesta quinta-feira


O reencontro entre Unitri/Magazine Luiza e Flamengo não poderia ser em melhor hora. Finalistas da última temporada do NBB, as equipes atravessam um bom momento na atual edição da competição nacional e voltarão a se encontrar nesta quinta-feira, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, às 20 horas (de Brasília), em partida válida pela 17ª rodada.
 
Campeão do NBB 2012/2013 após vencer o time mineiro na grande decisão, o clube carioca está rindo à toa na atual temporada. Depois de vencer seus últimos cinco compromissos no maior campeonato de basquete do país, o time comandado pelo técnico José Neto ultrapassou o Winner/Kabum/Limeira e agora ocupa a liderança isolada da tabela de classificação, com um total de 11 triunfos em 14 partidas disputadas (78,6% de aproveitamento).
 
"Precisamos mostrar desde o começo o nosso objetivo, ir para cima e buscar um bom resultado, que é importante para manter o Flamengo na liderança. Eles estão buscando as primeiras posições, vindo de duas vitórias fora de casa, então não podemos vacilar. Temos que ter atenção com todo o time de Uberlândia, que tem um conjunto muito bom", disse o jovem pivô flamenguista Cristiano Felício.
 
Em compensação, o esquadrão uberlandense também não tem do que reclamar de seu atual momento. Depois de um momento conturbado, que culminou na saída do técnico Hélio Rubens, a equipe foi até o interior do Estado de São Paulo para dois duros jogos diante do atual campeão paulista Paschoalotto/Bauru e do ex-líder do NBB Limeira.
 
Sob o comando interino de Brasília, a equipe do Triângulo Mineiro venceu as duas partidas, se manteve na quinta colocação, agora com uma campanha de oito resultados positivos e cinco derrotas (61,5% de aproveitamento), e chega embalada para o duelo diante dos flamenguistas.
 
"Semana passada tivemos uma derrota ruim em casa e que culminou em algumas mudanças na equipe. Depois, tínhamos uma sequência dura fora de casa, mas conseguimos fazer bons jogos e vencemos as duas. Isso nos dá mais confiança para fazer um bom jogo diante do Flamengo. Sabemos que atuaremos contra uma equipe qualificada, mas temos totais condições de vencer, ainda mais atuando ao lado da nossa torcida. Está na hora de embalarmos de vez no campeonato e uma vitória nesta quinta será fundamental para isso", disse o experiente armador uberlandense Valtinho.
 
A expectativa é por mais uma partida equilibrada. Além da final da última temporada, as equipes se enfrentaram em outras 11 oportunidades em partidas válidas pela competição nacional. E o retrospecto é bastante parelho. Os rubro-negros levam ligeira vantagem, já que venceram sete vezes contra cinco triunfos dos mineiros.
 
"Uberlândia é uma equipe forte. Jogando em casa fica mais forte e ainda mais difícil de ser batida. É um time com jogadores de qualidade, alguns mais experientes, como Helinho, Valtinho, Robert Day. São equipes que se conhecem e se respeitam. A partida colocará frente a frente duas das maiores forças do basquete brasileiro e tenho certeza de que será mais um jogo equilibrado", afirmou o ala rubro-negro Marcelinho Machado, cestinha da equipe no NBB 2013/2014, com média de 19,4 pontos por jogo.
 
Além de ter como principal atrativo ser o reencontro entre os dois finalistas da quinta edição do NBB, a partida desta quinta-feira marcará a estreia do técnico João Batista no comando de Uberlândia. Contratado após a saída de Hélio Rubens, o treinador, de 52 anos, chega ao time mineiro depois de curta passagem à frente do Espírito Santo Basquete e fará sua primeira aparição como comandante uberlandense justamente diante da equipe em que trabalhou por sete anos como assistente técnico.
 
"Ele (João Batista) conversou conosco e nos deixou muito à vontade para jogar. Isso ajuda a entrosar e nos deixa mais tranquilos para jogar. O Brasília fez um bom trabalho nessas duas últimas partidas e acho que o João vai dar sequência nisso. Pouco a pouco ele vai mudando as coisas para o jeito dele, mas estamos tranquilos e vamos com tudo para a partida contra o Flamengo", explicou Valtinho, líder do ranking de assistências do NBB 2013/2014, com média de 7,4 passes decisivos por jogo.
 
Do outro lado, o Flamengo também terá uma novidade para o duelo. Recém-contratado pelo clube da Gávea, o norte-americano Tony Washam está liberado para atuar, viajará com o grupo para o interior do Estado de Minas Gerais e está à disposição do técnico José Neto para a partida. O ala, que vestirá a camisa 14 no time rubro-negro, realizou alguns treinos ao lado de seus novos companheiros e tem grandes chances de entrar em quadra pela primeira vez pelo Flamengo.
 
"As expectativas para jogar no Flamengo são muito altas. O time vem de uma vitória nacional (título do NBB 2012/2013) e eu espero corresponder à altura", disse Washam, de 31 anos, que acumula dois títulos da Liga Sul-Americana em sua carreira, nos anos de 2011 e 2012, pelos clubes argentinos Obras Sanitarias e Regatas Corrientes, respectivamente.
Compartilhe no Google +

About Primeiro Penta

Flamengo até depois de morrer, eu sou!
    Comentários no Blogger
    Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Temos o direito de publicar ou não os comentários, já que, segundo a legislação brasileira, somos responsáveis por eles. Assim sendo, a educação é primordial nesse espaço. Comentários ofensivos não serão, obviamente, aprovados.
Comente sempre!