É hoje: São José e Flamengo iniciam duelo nas semis do NBB







A briga por uma vaga na final da temporada 2012/2013 do NBB (Novo Basquete Brasil) começa nesta terça-feira. A bola sobe para o primeiro duelo da semifinal entre São José e Flamengo, às 19h, no caldeirão do Lineu de Moura, em São José dos Campos, interior paulista.

No ano passado, a situação era a mesma, mas em circunstâncias diferentes. Com a melhor campanha da primeira fase, o elenco joseense eliminou o rubro-negro por 3 a 2 e avançou às finais do torneio, sendo derrotado posteriormante pelo Brasília. O panorama é outro agora: Flamengo foi o dono da melhor campanha, enquanto São José terminou em sétimo lugar.

Apesar da colocação intermediária na primeira fase, a equipe de Régis Marrelli chega com moral depois de ter eliminado o Brasília nas quartas - é a primeira vez que o time fica fora da final do NBB. A forma como a Vermelhinha jogou, na vitória por 98 a 81, acendeu o alerta do técnico rubro-negro José Neto.

Jogo foi muito brigado no garrafão: 30 rebotes para São José e 28 para Flamengo (Foto: Cláudio Capucho/ Divulgação PMSJC)

- Eu vejo os playoffs muito pelo lado mental e psicológico. E por esse aspecto o time de São José entra nas semifinais forte e com muito moral por ter eliminado os atuais tricampeões. Sem falar na tradição da cidade de São José dos Campos, que lota todos os jogos em casa. Eles têm história no basquete e é sempre complicado enfrentar uma equipe assim - disse José Neto.

Marquinhos Flamengo Paulistano basquete NBB (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Com direito a jogar três das cinco partidas em casa, o Flamengo aposta em seu ataque para superar São José. O time tem o melhor ataque do NBB, com 90,6 pontos marcados por partida, além de contar com Marquinhos, cestinha do torneio, com 20,3 pontos por jogo.

Marquinhos, inclusive, pode chegar aos 3.000 pontos no NBB, caso anote 93 pontos na série. Olivinha também pode alcançar a marca, caso anote 69 pontos.

Na temporada regular, o Flamengo venceu os dois duelos disputados contra São José. No Rio de Janeiro, vitória por 83 a 75. Fora,  84 a 82, em jogo definido no último lance (veja vídeo acima)

Aposta na defesa

Se o Flamengo tem o melhor ataque, São José quer deter a equipe de melhor campanha usando sua forte defesa. Para este jogo, o técnico Régis Marrelli irá contar com os retornos do pivô Deivisson e do ala espanhol Álvaro Calvo. O retorno de Calvo, inclusive, é a aposta de Marrelli para parar Marquinhos.

- O Álvaro é importante para marcar o Marquinhos. Se colocarmos o Luis Felipe, ele vai cair de pivô, porque o Marquinhos é muito grande. Precisamos ter alas altos para marcar o Marquinhos - diz Marrelli, sobre Calvo, que é reserva e costuma ocupar a vaga de Dedé na rotação joseense.

São José basquete comemoração Brasília NBB (Foto: Brito Júnior / Divulgação)

Dois atletas de São José também podem alcançar marcas individuais históricas nesta série. Fúlvio está a apenas uma assistência de se tornar o primeiro jogador com mil passes para cestas na história do NBB. O pivô Murilo pode chegar aos 3.000 pontos caso marque 45. Independente das marcas individuais, Fúlvio, capitão joseense, tem outro argumento para motivar São José neste primeiro jogo.

- O primeiro jogo vale um caminhão. Eu não gosto desse formato de playoff. A equipe que está em vantagem jogar o primeiro jogo fora eu acho que é desvantagem. Então temos que aproveitar essa forma de disputa, fazer 1 a 0 para jogar a responsabilidade para o Flamengo e tentar beliscar uma no Rio - disse Fúlvio.

Confira a programação da série:

Flamengo (1º) x São José (7º)
14/05 - 19h - São José x Flamengo - Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
17/05 - 21h - Flamengo x São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
19/05 - 20h - Flamengo x São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
23/05* - 19h - São José x Flamengo - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) - Se necessário
25/05* - 21h45m - Flamengo x São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ) - Se necessário


Compartilhe no Google +

About Primeiro Penta

Flamengo até depois de morrer, eu sou!
    Comentários no Blogger
    Comentários no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Temos o direito de publicar ou não os comentários, já que, segundo a legislação brasileira, somos responsáveis por eles. Assim sendo, a educação é primordial nesse espaço. Comentários ofensivos não serão, obviamente, aprovados.
Comente sempre!